Aparecida, 16 de Agosto de 2022
MENU
Por Comunicação Interna Em noticias Atualizada em 09 JUN 2022 - 13H59

Você sabe o que um Revisor de Texto e um Copywriter/Redator fazem?

A profissão é pouco conhecida fora do mercado editorial, acadêmico e publicitário.


Bruna Vieira, Núcleo de Criação


A comunicação escrita é viva. Para todo o lugar que olhamos há algo escrito. Estamos cercados por palavras. Porém, para entendermos cada comunicação, é necessário um profissional que a alinhe. Ou seja, um profissional que releia, de forma minuciosa, cada frase com o objetivo de corrigir, dar clareza e harmonia ao texto dessa comunicação. E isto quem faz é o Revisor de Texto.

Livros, jornais, revistas, e-books, panfletos, anúncios, mídias digitais, tudo o que possui um texto deve passar pelos olhos de um revisor.

Saber a estratégia e o tipo de linguagem que será utilizada também é fundamental para este profissional.

Resumidamente: diferente de um corretor ortográfico, por exemplo, o revisor cuida do texto e se coloca no lugar do leitor para que ele compreenda a leitura da melhor maneira possível.

Outra forma de comunicação escrita é a publicitária / comercial. E existe um profissional que produz textos persuasivos para ações de marketing e vendas, o Copywriter/Redator.

E-mails, sites, catálogos, anúncios, mídias digitais, muito do que olhamos e lemos possui um profissional que realiza um bom copy.

Sempre é bom unir esse profissional a um Revisor de Textos, pois isso evita que muitos erros passem despercebidos e prejudiquem a finalidade do texto.

O redator também une a criação de imagens de um Designer Gráfico com seu texto, levando ao público-alvo a informação do produto/marca, transmitindo a informação que seu público quer ver, e que agregue valor para ele.

Resumidamente: o copywriter/redator produz textos que levam seu público-alvo a alguma ação, com empatia e cuidado com ele e com sua marca/produto.

Você sabia que no Santuário Nacional temos pessoas que revisam e fazem copy?


Luciana Peloggia, Portal A12


A Luciana Peloggia, do A12, e a Bruna Vieira, do setor de Comunicação Institucional, são as profissionais dessa área que cuidam de cada palavra que escrevemos por aqui.

Para elas, a revisão é importante em todo e qualquer trabalho que executam. Até ao cozinhar, por exemplo, se faz necessário revisar o tempero, observar se faltou algum ingrediente. Quando se trata de texto escrito, isso se torna ainda mais importante, pois para transmitir a mensagem é necessário ter clareza para que ela chegue ao destino como deve chegar. “Aqui no Santuário, trabalhamos com a transmissão das mais belas e importantes mensagens, que são o Evangelho de Jesus Cristo, e também a fé e a esperança em Nossa Senhora Aparecida. Elas precisam chegar ao povo na hora certa e do jeito certo, como canta Pe. Zezinho.” afirma Luciana. 




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Comunicação Interna, em noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.