Veja curiosidades sobre o Lar Nossa Senhora Aparecida

Em maio de 2023, o Lar Nossa Senhora Aparecida completa 100 anos e, portanto, é a Obra Social mais antiga mantida pelo Santuário Nacional.
Em comemoração, a cada mês vamos te contar uma curiosidade sobre a instituição.
Você sabia?
- O Lar Nossa Senhora Aparecida primeiramente foi chamado “Casa de Nossa Senhora” e só a partir de 1984 passou a ser denominado “Lar Nossa Senhora Aparecida”.
- A instituição já chegou a atender homens e até crianças e, atualmente, tem capacidade de atendimento para 45 idosas, sendo que as vagas são destinadas àquelas que não possuem condições de residir com seus familiares, priorizando as de precárias condições econômicas.
- As residentes do Lar Nossa Senhora Aparecida são assistidas por uma equipe multiprofissional.
- O Lar Nossa Senhora Aparecida é mantido pelo Santuário Nacional e pela Família dos Devotos, por meio de repasses de recursos humanos, financeiros, divulgação de atividades, veículos e muitos outros.
- A Coordenação do Lar é realizada pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Santa Paulina visitou Aparecida
No início da Fundação do Lar Nossa Senhora Aparecida – (10 a 20 de agosto de 1923) recebemos a visita de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Em 10 de agosto de 1923. Venerada Madre Fundadora e a nossa Madre Geral foram visitar a comunidade da casa de Nossa Senhora de Aparecida.
Santa Paulina, fundadora, acompanhando a Madre Geral Ir. Vicência, chegam a Aparecida no dia 10 de agosto de 1923 para uma visita as Irmãzinhas.
As Irmãs Luiza e Gabriela foram à estação ferroviária para recebê-las. As primeiras palavras de Santa Paulina foram estas: ’’Minhas queridas filhas, estou contente em saber que encontrastes também aqui, as pequenas dificuldades. Estou certa que é sinal evidente que esta obra há de ir adiante e que é vontade de Deus. Portanto, minhas filhas, não deveis desanimar. Paciência, ide adiante com toda a confiança no senhor Jesus e Maria Santíssima ...”
Madre Vivência e Santa Paulina foram visitar Nossa Senhora na Basílica e saudar o Padre Sebastião, Vigário. As duas Madres permaneceram em visita as Irmãs, até o dia 20 de agosto de 1923. Ao terminar, regressaram de trem para São Paulo. Pelos dados históricos sabemos que Santa Paulina nunca deixou de amar os idosos e doentes, como também ter um carinho especial pelas Irmãs que se dedicavam a servir aos que já serviram e, pela idade, merecem respeito e ajuda. “Procure aumentar sempre mais aquele santo fervor pelos doentes. Tudo quanto de faz pelos doentes, Deus o olha como feito a si mesmo”. “Recomendo-vos muito e muito a Santa Caridade entre vós e especialmente para com os doentes das Santas Casas e dos Asilos... tende grande amor a prática da Santa Caridade” ( Santa Paulina).
Santa Paulina durante sua primeira visita deixou-nos essas recomendações:
- Procurai todos os meios de conservar o coração só para Deus;
- Às vezes até nos falta o necessário, mas é aqui mesmo que devemos nos alegrar em sentir os efeitos da pobreza;
Nos disse Santa Paulina, animando-nos para prosseguir no caminho da perfeição com o coração alegre e cheio de confiança em nosso Criador e Senhor:
- Aonde não existe a caridade fraterna, será um pequeno inferno, devemos ter mais caridade com quem sofre;
- O desânimo faz um grande mal para nossas almas, nunca desanime, é preciso todos os meios para não nos fazer retroceder no caminho do bem e da perfeição;
- As nossas imperfeições deve ser um estímulo para conhecer sempre mais a nossa miséria;
- Confiai sem limite na misericórdia de Deus;
- Recomendou-nos muita paciência em aceitar das mãos de Deus todas as pequenas contrariedades sem nos queixar de ninguém.
Segunda visita: 25/09/1934
Veio acompanhada da vice geral, permanecendo alguns dias, hoje no atual prédio funciona o colégio Millennium.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.