Aparecida, 04 de Dezembro de 2022
MENU
noticias

Veja curiosidades sobre a Copa do Mundo!

História da Copa do Mundo completa 92 anos. Primeira edição realizada foi em 1930, no Uruguai

Escrito por Comunicação Interna

24 NOV 2022 - 09H49 (Atualizada em 24 NOV 2022 - 09H56)

A história da Copa do Mundo completa 92 anos da primeira edição, realizada em 1930 no Uruguai até a Copa 2022 no Catar. Ao todo, foram 21 edições, 23 países-sedes, 8 países campeões mundiais e diversos artilheiros consagrados. 

Como surgiu?

A história da Copa do Mundo de futebol começa em 1928 quando o francês Jules Rimet assume o comando da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e começa a organizar a primeira competição de futebol mundial.

A estreia do evento aconteceu em 1930 no Uruguai e contou com a participação de 13 seleções convidadas. De 1930 a 1970, o evento ficou conhecido como Taça Jules Rimet, em homenagem ao idealizador do campeonato.

O Brasil na história da Copa do Mundo:

O Brasil está presente na história da Copa do Mundo de futebol desde a primeira edição no Uruguai, em 1930., mas somente no ano de 1950 que o país sediou o evento. Apesar da empolgação entre os brasileiro por serem anfitriões e a expectativa da vitória, o primeiro título não veio em casa. A seleção foi derrotada na final contra o Uruguai no estádio do Maracanã.

A primeira vitória aconteceu na Copa de 1958, na Suécia, e o bicampeonato foi conquistado na Copa seguinte, no Chile, em 1962.

Os próximos títulos conquistados, que levaram a seleção a se tornar a maior campeã de todos os tempos, aconteceram em 1970, 1994 e 2002.

Em 2014, o Brasil foi pela segunda vez sede do evento. Na 20º edição, a seleção verde-amarelo não conseguiu avançar até a final, perdendo na semifinal de 7 a 1 para a Alemanha, que foi a equipe campeã, se tornando com essa vitória tetracampeã.

A Copa de 2014 também foi marcada pela introdução de novos recursos tecnológicos que ajudam a arbitragem. Pela primeira vez o evento utilizou câmeras de alta velocidade para identificar se a bola entrou ou não no gol, tornando a marcação ainda mais rápida e precisa.

5 curiosidades sobre a história da Copa do Mundo

  1. A primeira transmissão na rádio aconteceu na Copa de 1938
  2. A primeira transmissão da Copa do Mundo na televisão foi em 1958 e a primeira transmissão com cores no Brasil foi em 1970
  3. Os únicos países que já foram sede mais de um vez foram o Brasil, o México, a Itália, a França e a Alemanha
  4. A taça da Copa do Mundo tem um espaço reservado para gravar o nome das seleções campeãs de cada ano e o espaço restante atualmente é o suficiente para mais cinco edições
  5. A copa de 2022 foi marcada excepcionalmente para Dezembro porque a temperatura no país-sede, o Catar, pode chegar a mais de 40oC durante os meses de Junho, quando a competição normalmente acontece

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/historia-da-copa-do-mundo/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Comunicação Interna, em noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.