Conheça a Brigada de Incêndios do Santuário

Conforme a Norma Regulamentadora nº 23, a Brigada de Incêndio é um item obrigatório de segurança para as empresas e deve ser formada por um grupo de colaboradores que atuam voluntariamente.
Treinamentos e capacitações são oferecidos a este grupo, que tem como responsabilidade prestar o auxílio necessário aos colegas em casos de emergência, como situações de incêndio e de identificar riscos no local de trabalho.
Esse treinamento é obtido de maneira prática e teórica, por meio de uma formação específica que envolve noções básicas de combate a incêndios, salvamento e primeiros socorros.
Hoje no Santuário Nacional dispomos de duas equipes, sendo elas: Brigada de Emergência e Brigada Florestal.
Na Brigada de Emergência temos atualmente 141 voluntários, que nos auxiliam em diversas atividades, como apoio em datas especiais como a Novena e Festa da Padroeira e Terço dos Homens.
Um exemplo da importância da Brigada: há alguns meses, tivemos a pró atividade do brigadista Thiago Augusto da Silva Orcezi, colaborador do Posto Médico que, em um princípio de incêndio na Capela das Velas, atuou de forma assertiva e segura, devido suas participações nos treinamentos anuais, ministrados pelos bombeiros do Santuário Nacional.
“Quando ocorreu o princípio de incêndio, entrei com o colaborador Carlos, da limpeza interna, e fomos até os extintores. O treinamento da brigada foi importante, pois lembrei que o extintor correto a ser usado era o de pó químico. Durante o treinamento foi ensinado sobre como diferenciar os extintores e qual usar para esta situação.”
Os colaboradores que queiram fazer parte do quadro de brigadistas devem informar seus gestores para que possam participar do processo seletivo, quando forem abertas as inscrições.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.